TEORIA CONTINGENCIAL
FIEDLER
Líder!
Liderança!
O que é a Liderança?
Podemos encontrar muitas definições para o conceito de liderança, das quais destacaríamos, por serem de fácil compreensão e se enquadrarem no âmbito geral do nosso estudo as seguintes:
“É uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objectivos específicos. Os elementos que caracterizam são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objectivos a alcançar” (In Bento e Caseiro, 2007, Cit Chiavenato, 2000).
“É um fenómeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objectivos” (In Bento e Caseiro, 2007, Cit Chiavenato, 2000).
Num outro contexto, diferente dos habituais, surge a definição de Max De Pree, um gestor norte-americano, que coloca a ênfase no liderado, definindo liderança, como a “arte de libertar as pessoas para fazerem o que se exige delas da maneira mais eficiente e humana possível” (In site: www.notapositiva.com, cit De Pree).
Essencial a reter é o facto de existirem dois denominadores comuns a todos estes conceitos:
a) A liderança é um fenómeno de grupo.
b) A liderança requer um “jogo” de influências interpessoais e de reciprocidade, exercidas num contexto próprio, através de processos de comunicação humana.
Sendo assim e de forma muito simples, podemos definir liderança como um processo de influência interpessoal quem tem como meta, levar o grupo a atingir um objectivo comum.